top of page
Comissão Científica: Speakers

Jornadas MGF Além Fronteiras 2021
formato online

      As Jornadas MGF Além Fronteiras nasceram de um grupo de Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar dispersos pelas localidades dos concelhos de Santa Maria da Feira, Ovar, São João da Madeira e Águeda.

 

  Optámos pela designação de “MGF Além Fronteiras” uma vez que pertencemos a Administrações Regionais de Saúde diferentes e, assim, fomos “Além Fronteiras” da nossa área de atuação. Quisemos ir "além" do óbvio e decidimos escolher temas "além" do habitual.

 

   O nosso propósito foi criar umas Jornadas diferentes, no âmbito da Medicina Geral e Familiar, tendo sempre em conta a nossa prática clínica.

IMG_20210415_104342_edited.jpg

       A 1ª edição das Jornadas em 2021 revelou ser um autêntico sucesso contando com mais de 700 participantes e com cerca de 150 submissões de resumos! Fizemos uma fantástica viagem iniciando no primeiro dia na Patologia Ortopédica, seguida da Medicação na Grávida e da Polimedicação no Idoso, fazendo uma pequena paragem na Sexologia na 3ª Idade e nas Infeções Sexualmente Transmissíveis e finalizando no segundo com os Distúrbios Funcionais do Intestino, Mindfulness em Saúde e Exaustão do Cuidador.

 

       Contamos com a presença de uma incrível Comissão Científica (Dr. Victor Ramos; Dr.ª Maria Helena Melo; Dr.ª Camila Pinto; Dr.ª Joana Dias; Dr. David Rodrigues e Dr. Eurico Silva) e com excelentes Oradores das mais variadas áreas e especialidades (Dr. Fernando Silva; Dr. João Almeida, Dr.ª Catarina Reis de Carvalho; Dr.ª Rafaela Veríssimo; Dr.ª Sara Ferreira; Dr.ª Sara Magano; Dr.ª Carolina Silva; Dr.ª Teresa Freitas; Dr. João Perestrelo; Prof. Dr.ª Luciana Couto e Dr. Ricardo Fernandes), que tão bem surpreenderam os nossos participantes, e a quem nos resta, novamente agradecer a fundamental contribuição para o grande sucesso da 1ª edição das Jornadas MGF Além Fronteiras. Além disso, tivemos a honra de contar com a presença da Drª Rubina Correia na Sessão de Abertura, em representação da Ordem dos Médicos, que tento enalteceu e defendeu o papel fundamental dos Médicos de Família e Medicina Geral e Familiar em Portugal.

       Acreditámos que fizemos o nosso melhor e que realmente conseguimos criar algo "além fronteiras" dos nossos sonhos e expetativas, e de tudo faremos para que as próximas edições tenham ainda mais sucesso!

Programa - 1ª Edição

Captura de ecrã 2021-11-17, às 22.12.48.png
Captura de ecrã 2021-11-17, às 22.33.58.png

Jornadas MGF Além Fronteiras 2022
formato online

       A 2ª edição das Jornadas em 2022 revelou ser também um autêntico sucesso. Contámos com cerca de 700 participantes e com cerca de 150 submissões de resumos! Nesta edição, fizemos uma viagem pela Inovação em Contracepção Feminina, pelos Distúrbios Sexuais, pelas Descompensações dos Idosos, pela Alcoologia,  pelas Demências e Tremores, pela Requisição dos MCDTs mais comuns, pela Abordagem da dor crónica e pela sessão "MGF para além do SNS".

       

       Acreditámos que fizemos novamente o nosso melhor e que realmente conseguimos criar algo "além fronteiras" dos nossos sonhos e expetativas, e de tudo faremos para que as próximas edições tenham ainda mais sucesso!

Programa - 2ª Edição

Jornadas MGF Além Fronteiras 2023
formato híbrido

      A 3ª edição das Jornadas em 2023 foi a primeira edição que decorreu em formato híbrido (Hotel Solverde em São Félix da Marinha e online). Contámos com mais de 950 participantes e com cerca de 120 submissões de resumos!

       Nesta edição, fizemos uma viagem pela Doença Venosa Crónica, pelos Distúrbios do Sono, pela Dependência Virtual nos Jovens, pela Prevenção Cardiovascular,  pelo Papel do MGF na Violência Doméstica, pela Desnutrição e pela Patologia Urológica.

        Para ir mais Além, organizamos 4 Workshops que se debruçaram sobre várias áreas: Dermatologia, Imunoalergologia, Psicoterapia e Enfermagem.

    O formato híbrido foi um desafio acrescido mas que teve um enorme sucesso e sem dúvida que foi "além fronteiras" dos nossos sonhos e expetativas. 

         Assim, tudo faremos para que as próximas edições tenham ainda mais sucesso!

Programa - 3ª Edição

Programa Final_versão 2_Página_1.png
Programa Final_versão 2_Página_2.png
bottom of page